Cartão de crédito para empresas

Se você tem um pequeno negócio, você pode estar considerando adquirir um cartão de crédito para empresas. Mas será que vale a pena? Como escolher o melhor cartão? A resposta depende de diversos fatores.

Os cartões de crédito para empresas oferecem uma série de benefícios para os proprietários. No entanto, é preciso estar atento, pois dependendo de seu padrão de uso os juros podem sair rapidamente do controle.

Veja algumas dicas sobre como escolher o cartão de crédito para empresas e entenda melhor o que ele é e como funciona.

O que é um cartão de crédito para empresas?

Um cartão de crédito para empresas é um tipo específico de cartão de crédito voltado unicamente para um público específico: os proprietários de empresas.

Esses cartões de crédito podem ajudar seu negócio a ter acesso a uma linha de crédito comercial, entretanto, muitos cartões de crédito exigem que você garanta a responsabilidade pessoalmente.

Essencialmente, isso significa que, se a sua empresa não efetuar um pagamento, você será o responsável e deverá assumir a dívida contraída. As instituições financeiras também podem potencialmente relatar o pagamento perdido em seu relatório de crédito pessoal, além de seu relatório de crédito comercial.

Benefícios do cartão de crédito para empresas

Embora exista a possibilidade de um cartão levar a um endividamento excessivo, há também uma série de benefícios para o proprietário da empresa em ter um cartão e usá-lo de forma responsável.  Os benefícios incluem, por exemplo, ter acesso imediato aos fundos necessários para financiar o crescimento dos negócios. Outros pontos positivos que podemos destacar são:

Separar as Finanças

Os cartões de crédito para empresas podem ajudá-lo a manter suas transações comerciais separadas de suas transações pessoais. Isso pode ajudá-lo no momento da declaração de impostos e manutenção dos registros, já que você não precisará classificar as faturas do cartão de crédito para determinar quais despesas foram para sua empresa e quais foram pessoais.

Estabelecimento de crédito

Um cartão de crédito empresarial irá ajudá-lo a estabelecer crédito e sua pontuação no mercado. Assim como com cartões de crédito pessoais, mostrar que você pode lidar com o cartão de forma responsável, pagando a conta a tempo e não excedendo seu limite de crédito, estabelecerá sua credibilidade. Isso pode ser benéfico mais tarde, se você precisar pedir dinheiro emprestado ou realizar um financiamento para sua empresa.

Crédito em tempos difíceis

Se sua empresa passa por períodos lentos ou com fluxo de caixa é mínimo, um cartão de crédito empresarial pode ajudá-lo a sobreviver a estes tempos difíceis. Você pode usá-lo para comprar suprimentos necessários ou para pagar fornecedores até que os negócios voltem a ser recuperados.

Se você está apenas começando, o cartão pode ajudá-lo a cobrir despesas gerais e comprar equipamentos até começar a gerar receita.

Limites altos

O cartão de crédito para empresas normalmente oferece limites mais alto que os cartões de crédito tradicionais, isso é ótimo se seu limite no cartão pessoal for muito baixo para acomodar algumas transações.

Se você precisa fazer uma compra de negócios e não quer usar de suas reservas de caixa ou fazer um empréstimo comercial, o cartão de crédito para empresas representa uma alternativa.

Existe uma série de opções de cartão disponíveis no mercado. É preciso avaliar os benefícios, taxas e condições que cada um deles oferece antes de escolher o ideal para seu negócio.

Quando usado de forma responsável e consciente, o cartão de crédito para empresas é uma ferramenta benéfica a grandes, médios e pequenos empreendimentos, e pode auxiliar na consolidação de seu negócio. Adquira o seu!