Financiamento de Veículos: Como Funciona?

Fazer um financiamento de veículos, é uma solução que muitas pessoas encontram para realizar o seu sonho do carro próprio. No mercado, existem muitas opções de financiamentos, e para que se possa fazer a melhor escolha para você, é importante conhecer cada um deles.

Um financiamento de veículos, pode ser feito através de bancos privados, ou de bancos públicos, ambos, por meio de um crédito direto ao consumidor. Os valores disponíveis para financiar, assim como o valor das parcelas a serem pagas, são discutidos de acordo com a renda do comprador.

Desta forma, a negociação pode ser feita diretamente com o banco, sem ter a necessidade da intervenção das concessionárias que vendem o veículo desejado.

Conheça os tipos de financiamento de veículos disponíveis

Os tipos de financiamento de veículos para pagamento a prazo, podem ser feitos de três maneiras diferentes, são eles:

  • Crédito direto ao consumidor (CDC);

Ao fazer o CDC, o cliente vai receber um valor de empréstimo feito pelo banco, para que ele possa realizar a compra do seu carro. Desta maneira, o carro fica sobre posse do comprador, porém, ele não pode ser negociado, pois fica alienado ao banco.

Toda a negociação é feita diretamente com o banco, onde as taxas de juros podem ser negociadas. Elas ficam estabelecidas no início do contrato sem sofrer alteração depois, até o final das prestações.

  • Leasing;

No caso do leasing, quem faz a compra dos carros, são as empresas que oferecem este serviço de alugar o carro para o consumidor.

Nesta modalidade de financiamento, o consumidor aluga o carro da empresa de leasing, e vai pagando todo mês, assim, no final das parcelas do carro, ele se torna o proprietário, mas antes disso, o carro fica no nome da empresa.

O contrato para leasing, também pode ser feito diretamente com as empresas, sem precisar da interferência da loja. Isso, é uma boa vantagem, pois permite que o consumidor possa negociar as taxas de juros e valores.

  • Consórcio;

O consórcio também é muito usado para financiamento de veículos. Neste caso, o consumidor vai fazer parte de um grupo com outros compradores, que é organizado por uma administradora de consórcios.

No consórcio, o cliente paga as prestações todo mês, mas só recebe o carro quando é sorteado, sendo que uma vez por mês, um participante é sorteado. Além de participar dos sorteios, existe ainda a opções de fazer lances, para ter mais chances de ser contemplado.

O lance, funciona como um adiantamento das parcelas que vão vencer, o consorciado que oferecer um maior valor, vence o lance.

Diferente do que acontece com o CDC e com o leasing, neste caso, o valor das parcelas sofre alterações, de acordo com a variação do valor do automóvel que será comprado.

Assim, se o valor do automóvel aumentar, as parcelas ficam mais caras, se ele diminuir, as parcelas ficam mais baratas. Os contratos de um consórcio, podem durar até 84 meses.

Veja quais são os documentos necessários para fazer financiamento de veículos

  • Rg, original e a cópia;
  • CPF, original e cópia;
  • Comprovante do estado civil, original e cópia;
  • Comprovante de renda fixa mensal, original e cópias;

Fazer um financiamento de veículos, não é algo complicado, porém, é importante conhecer bem os seus gastos e os seus ganhos, para que você não deixe nenhuma parcela atrasar.

Sendo assim, foi possível conhecer mais sobre as diferenças entre financiamento de veículos, e ver como ele pode ser a porta de entrada para que você tenha o carro que sempre sonhou, mas que ainda não possui o dinheiro total para compra-lo.